Com formação em violão popular, eletrônica industrial e técnica em música, Eric Barbosa mescla arte sonora à tecnologia. Ele transita entre linguagens que envolvem música, cinema, dança, teatro, performance, pesquisas nos conceitos de escutas de cidades e instalações sonoras.
Desde 2004, é integrante do grupo experimental de música Fóssil, com quem tem dois discos: Insônia: La movimentacion musicale intermezzo minimal (2008) e Mocumentário (2012).
Eric atua como educador e pesquisador em diversos projetos, implantando-os programas nos principais polos de cultura do país, como Percurso Instalativo Sonoro, Gambiarra Tecnológica Solidária, Artesania Sonora Lab, Laboratório-Oficina: Criação de Pedais e Efeitos Sonoros, Encontro HandMaker e Experimental Live Sessions.
A partir do Percurso Instalativo Sonoro, Eric lançou cinco álbuns em formato digital: Percurso Instalativo Sonoro Volume I; Fortaleza Marginal; Espírito de Corpo; Finados Intempestivos e Microleão Dourado.
No ano passado, desenvolveu o projeto Ode ao mar atlântico no Porto Iracema das Artes. Nele, realiza um paralelo híbrido de sinergia entre os campos da experimentação sonora, arte experimental e músicas de terreiro difundidas em comunidades afro-brasileiras.
Confira a entrevista* com o compositor, instrumentista, artista multimídia e produtor Eric Barbosa:
*Esta entrevista foi concedida no dia 17 de julho de 2018, nos estúdios da Rádio Universitária FM. A música tocada no podcast é Ode ao Mar Atlântico, composição de Eric Barbosa.
Veja também Eric Barbosa tocando a música Concreta, no IGTV da Rádio Universitária.
O podcast Ceará Sonoro é uma produção da Rádio Universitária FM 107,9. Comentários e sugestões para site@radiouniversitariafm.com.br
> Produção: Natália Maia
> Apresentação: Natália Maia
> Operação de Áudio: José Raimundo Lustosa
> Coordenação de Programação: Caio Mota
> Coordenação Geral: Nonato Lima