12/07/18

UFC oferece curso Produção Doméstica Sustentável

Uma das vantagens da produção doméstica sustentável é ter à sua disposição, a qualquer momento, temperos frescos (Foto: Reprodução/Internet)

O curso Produção Doméstica Sustentável ocorre no próximo sábado (14) no Campus do Pici. Em foco, a técnica de reaproveitar restos de alimentos para a produção de novos alimentos em uma horta doméstica. O integrante da empresa júnior Agronômica - Consultoria e Projetos Agropecuários, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Antonio Lisboa fala sobre o curso:

"A Agronômica criou o curso com o intuito de abranger todas as áreas da produção doméstica, de hortaliças, temperos, verduras. A gente ensina desde a produção de mudas, reaproveitando caixa de ovos e vários outros recipientes para produzir mudas, até a produção do substrato do adubo com produção de húmus de minhoca. A gente ensina você a fazer a própria vermicomposteira pra que você produza o próprio adubo em casa aproveitando restos de alimentos que iriam pro lixo e, também, a gente ensina a produção de inseticidas caseiros. Esses inseticidas podem ser utilizados nas plantas para evitar insetos que comam as plantas e, até mesmo, para evitar outros insetos como muriçocas, pernilongos e moscas. Então a gente ensina tudo o que envolve a produção doméstica sustentável."

O curso começará às 8h da manhã e qualquer pessoa pode participar. As vagas são limitadas. Marcos Antonio Lisboa, integrante da empresa júnior Agronômica - Consultoria e Projetos Agropecuários, da UFC, destaca os benefícios de uma produção doméstica sustentável:

"Ela tem muitos benefícios, mas o principal deles é você conhecer a origem do seu produto. Quando você produz em casa, você tem a garantia de que ali não foi aplicado, por exemplo, um defensivo em excesso. Você tem a garantia de que aquele produto é saudável, é seguro. Ele é um produto em que não foi colocado excesso de agrotóxicos e você tem aquilo à sua mão. Você pode pegar a qualquer momento temperos frescos. Também é muito importante para quem tem filhos e filhas, porque você ensina a eles o cultivo da terra. Tem um lado de educação ambiental para os seus filhos."

Inscrições para o curso devem ser feitas pelo Facebook na página da empresa júnior Agronômica - Consultoria e Projetos Agropecuários.

Reportagem de Fernando Jocelito

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

*