Iracema, um dos maiores clássicos da literatura nacional de autoria do cearense José de Alencar, ganha espaço na programação da Rádio Universitária FM em formato de radiodrama. Com capítulo único, a trama vai ao ar às 7h30, 11h30 e 18h30 no dia 1º de maio, oficializado como Dia de Iracema em Fortaleza.
Fruto da parceria entre a Universitária FM e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), numa articulação da Casa de Artes e Coordenadoria de Comunicação Social do campus de Fortaleza do Instituto, o radiodrama tem no elenco: Ana de Brecht como Iracema; Gedson Oliveira como Martin e Caubi; W. Renoir Melo como Araquém e Irapuã; e Patrício Ramonn como Poti. A produção é de Taciana Morais. O jornalista e coordenador de programação da Universitária FM, Caio Mota, é responsável pela narração, edição e direção. A adaptação do clássico é de Leda Freitas, Manuella Nobre e Jailson Neves.
De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da unidade do IFCE em Fortaleza, Manuella Nobre, a produção de radiodramas e radionovelas consolida a parceria com a Rádio Universitária e abre novos espaços para as produções dos alunos. "A criatividade e a qualidade técnica de nossos discentes ficam comprovadas também nesse gênero. Aliás, esse projeto só existe pela adesão e dedicação desse grupo das Artes", destaca ela.
"Ter novelas e dramas de volta à nossa programação, como estamos fazendo nos últimos anos, é de extrema importância para a valorização do rádio brasileiro", afirma Caio Mota. Além disso, ele destaca o espaço de formação da Universitária FM ao trazer estudantes de Teatro para os estúdios, retomando gêneros consagrados no passado.
Iracema é o terceiro produto da parceria entre a Rádio Universitária FM e o IFCE. Em 2016, a emissora levou ao ar a radionovela A Mão que Balança o Bolso e, em 2017, O Demônio Familiar – todos textos da literatura cearense. Todas as três produções radiofônicas contaram com a participação de alunos voluntários da Licenciatura em Teatro do Instituto.
SERVIÇO
Radiodrama Iracema
Veiculação dia 1º de maio, às 7h30, 11h30 e 18h30