Da mesma forma que, para tirar o melhor som de um instrumento, precisamos buscar sua afinação, o produtor musical é aquele profissional responsável por extrair do artista sua melhor sonoridade. É ele quem vai estar presente dentro dos vários processos que permeiam a concepção de um trabalho musical, desde a pré-produção à masterização do álbum.
Cláudio Mendes, que é músico multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor musical, conta que este trabalho vai desde auxiliar o artista a encontrar seu melhor tom até a estruturação da música e concepção dos arranjos. Além de produtor, Cláudio também desempenha a função de diretor musical que, um pouco diferente da produção, é voltada aos concertos ao vivo, sendo o diretor responsável por pensar em questões como arranjos para as apresentações, set list, dentre outros.
O produtor conta com ampla experiência na cena musical cearense. Seu último trabalho como vocalista e compositor aconteceu na banda Mobília. Com o fim da banda, o músico que já desenvolvia algumas dessas funções de produção, encontrou oportunidades para desempenhar esse trabalho com outros artistas. Em 2012, Cláudio fez sua primeira parceria. Com a cantora cearense Lorena Nunes, ele atuou como diretor musical na primeira edição do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.
Para Cláudio, produzir um trabalho é, também, lidar com os sonhos de uma pessoa. Faz parte de sua metodologia de trabalho se relacionar de forma mais aprofundada com a obra do artista, e reforça que para o bom rendimento é importante admirar e gostar muito do trabalho desse artista. "Eu viro, realmente, um investidor. Não sou aquele cara que 'Ah, vou produzir teu disco, nunca mais vou te ver, vou só pegar tua grana.' Eu acho que, para desempenhar bem esse papel, eu preciso desse envolvimento", explica.
Para além da produção
Atualmente trabalhando em simultâneo com as cantoras Nayra Costa, Camila Marieta e Lorena Nunes, o produtor ainda encontra tempo para tocar outros projetos. Em 2016, junto à Lorena, fez a turnê Solo Dos pela Espanha e este ano desenvolve junto à Di Ferreira o projeto Beat n' Jazz que surgiu de um convite feito à cantora para uma participação no Festival de Jazz and Blues de Guaramiranga. Juntos, Di e Cláudio desenvolveram uma proposta de musicalidade que envolve elementos do jazz com música eletrônica. "A gente começou a se encontrar, comecei a criar essas bases em cima de Cole Porter, Frank Sinatra... E ficou um negócio super diferente e que a gente gostou demais", explica.
Confira a entrevista*:
*Esta entrevista foi concedida nos estúdios da Rádio Universitária FM no dia 06 de novembro de 2017.
A seção Entrevista teve produção e apresentação de Emanuel Silva; operação de áudio de José Raimundo Lustosa; orientação de Carolina Areal e Igor Vieira; coordenação de Caio Mota; e direção de Nonato Lima