03/08/17

A Mulher ao Longo da História

Rita Lee é uma das mulheres mais importantes para a história da música brasileira (Foto: Reprodução/Internet)

Cor de Rosa Choque
Rita Lee e Roberto de Carvalho

Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso
De quem nada quer...

Sexo frágil
Não foge à luta
E nem só de cama
Vive a mulher...

Nesta semana, a seção Memória viaja ao dia 22 de fevereiro de 1987, quando o
programa Caminhos da Cultura apresentou o tema A Mulher ao Longo da História. Com locução de Marta Aurélia e produção de Fátima Mendes, o programa traça a trajetória feminina das sociedades primitivas até aquela data.

Durante o especial, músicas brasileiras que cantam a vida da mulher podem ser escutadas constantemente. Por ter sido lançado no fim da década de 1980, as referências musicais e literárias utilizadas são majoritariamente produzidas por homens. Em um Brasil do passado, onde o machismo e a misoginia eram ainda mais intensos que atualmente, o destaque de compositoras mulheres era menor.

O programa também traz a reflexão sobre o machismo estrutural que permeia a sociedade brasileira. Ele mostra que, na história da literatura, são vários os casos em que a figura feminina é colocada em um lugar de submissão e obediência. Vinícius de Moraes e sua poesia Receita de Mulher, com o famoso trecho as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental, é um dos exemplos dados da objetificação machista que atravanca o caminho da mulher brasileira em busca da igualdade de gênero.

O programa Caminhos da Cultura, com o tema A Mulher ao Longo da História, foi veiculado no dia 22 de fevereiro de 1987 e contou com gravação e montagem de Paulo Frazão, produção e redação de Fátima Mendes e locução de Marta Aurélia.

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993
Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

*