No primeiro semestre do ano de 1990, o então estudante de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, Nonato Lima entregava à comunidade acadêmica seu trabalho de conclusão de curso, um documentário radiofônico denominado A História do Rádio no Ceará. Esta produção do atual professor de Jornalismo e diretor da Rádio Universitária FM é o tema da seção Memória desta semana.
O documentário tem duração de 56 minutos e é dividido em duas partes. A primeira parte, que você ouve nesta semana, foca na implantação do rádio no Ceará. Em seus momentos iniciais, o programa faz uma contextualização histórica nacional e mundial do começo do século XX, época em que o rádio se firma como forte meio de comunicação. Nonato lista as primeiras experiências radiofônicas ao redor do mundo e explica as confusas origens desta tecnologia."Quando o assunto é rádio, nem é bom falar em pioneirismo, porque os cartórios da história oficial podem não existir", afirma Nonato.
Em seguida, o documentário narra o surgimento das primeiras rádios em Fortaleza. Nonato Lima traz relatos inéditos de importantes personalidades que participaram da história da rádio no Ceará, como o pesquisador Nirez, do Museu Cearense da Comunicação, e a radialista Laura Santos.
Assim como o documentário, a seção Memória sobre A História do Rádio no Ceará será divida em duas partes. O segundo bloco desta obra será tratado na próxima semana.
O documentário A História da Rádio no Ceará foi veiculado no primeiro semestre de 1990, com pesquisa, produção e texto de Nonato Lima; técnica de áudio e montagem de Paulo Frasão; e orientação do professor Agostinho Gósson. Nonato Lima é, atualmente, coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará e professor do Instituto de Cultura e Arte da mesma universidade.