24/05/17

Preservação do Rio Cocó é tema do Opinião

O Parque Adhail Barreto, no bairro São João do Tauape, foi criado por meio de decreto em 1983. O parque veio como resposta ao projeto de construção do Banco do Nordeste no local, que recebeu represálias de diversos ambientalistas. Dentre os manifestantes, o professor Flávio Torres, do departamento de física da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi um dos porta-vozes e o Memória desta semana resgata uma edição do programa Opinião que contou com a participação do professor.

No debate, Flávio Torres denuncia o descaso do poder público e da população com a preservação do Rio Cocó e de sua região. Ele pontua os esgotos das residências próximas ao rio, os aterros no local e o despejo de lixo nas margens como os principais fatores para a degradação da fauna e flora. Em dado momento, ele afirma que logo o Parque Adhail Barreto não servirá para coisa alguma, visto a deterioração do rio.

O professor também denuncia uma ligação entre o Banco Nacional da Habitação (BNH) do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Ceará. Segundo Torres, o BNH ofereceria serviços de aterro e saneamento caso o governo cedesse certas áreas para a comercialização. Para o professor Flávio Torres, tal prática transformaria o Rio Cocó em uma caixa de esgoto.

O programa Opinião de 24 de março de 1983, com o tema "O Rio Cocó em face do desequilíbrio ecológico em Fortaleza", contou com apresentação de Ricardo Guilherme, produção de Maria Tereza Garcia e operação de áudio de Paulo Frazão. Confira na íntegra:

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985

Deixe uma resposta

*