10/05/17

Opinião sobre incentivo à leitura com Marcondes Rosa

Nesta semana, o Memória traz mais uma edição do programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura”. Para esta entrevista, a Universitária FM recebeu em seus estúdios Marcondes Rosa, um dos fundadores da rádio, onde ele conversa sobre os hábitos de leitura no Ceará e no Brasil. O professor veio a falecer na última sexta (5) e a Rádio Universitária o homenageia através desta seção.

Marcondes Rosa de Sousa era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e chegou a lecionar também na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ministrou disciplinas em cursos como Direito e Letras. Foi presidente do Conselho de Educação do Ceará e do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação do País e dirigiu a TV Educativa do Ceará (TVE-CE). Além disso, foi pró-reitor de extensão da UFC e ajudou a fundar a Rádio Universitária FM.

Em 1984, Marcondes era um dos porta-vozes do MIL , o Movimento de Incentivo à Leitura. Iniciado na UFC e apoiado por meios de comunicação, livreiros e órgãos como a Secretaria de Cultura do Estado, a campanha tinha como objetivo despertar no Ceará o gosto pela leitura, além de fazer as pessoas perceberem a importância desta prática. O pró-reitor salienta que uma população que lê constrói uma nação mais informada e democrática.

O professor enumera também os fatores sociais que não possibilitam o crescimento deste hábito no povo brasileiro. A cultura oral vinda do catecismo, a falta de recursos por parte da população e a elitização dos livros são alguns dos exemplos que ele dá. Para Marcondes, a leitura, assim como os livros, precisam ser bens democratizados economicamente e culturalmente.

O programa Opinião com o tema “Movimento de Incentivo à Leitura” foi ao ar no dia 17 de maio de 1984, teve apresentação e produção de Fátima Leite e operação de áudio de Paulo Roberto Frazão. Confira na íntegra:

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985

Deixe uma resposta

*