03/05/17

Greve dos servidores é tema do Opinião

Trabalhadores e estudantes realizam ato em São Paulo durante greve de 1989 (Foto: Reprodução/Internet)

Na última sexta-feira (28), os servidores e órgãos públicos, sindicatos e  outras instituições privadas deflagraram greve geral durante um dia inteiro, em resposta às reformas trabalhistas que o presidente Michel Temer pretende aprovar ainda este ano. Pensando nisso, o Memória desta semana disponibiliza uma entrevista que Lêda Vasconcelos concedeu para a Rádio Universitária sobre a greve dos servidores públicos de 1989.

Lêda Vasconcelos, a então presidente da Associação dos Servidores Administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC), conversa sobre as principais reivindicações da categoria e a situação da greve na UFC. As demandas diziam respeito à reposição das perdas salariais e à determinação de um piso salarial para a categoria dos servidores.

Naquele ano, o Brasil encarava uma situação histórica dentro de sua política. A ditadura militar teve seu fim quatro anos antes e em 1888 uma nova Constituição havia sido promulgada, garantindo o direito de greve para todos os cidadãos. Além disso, 1989 também foi ano em que, pela primeira vez, eleições diretas ocorreram desde 1960.

O programa Opinião com o tema "Greve dos servidores da UFC" foi veiculado no dia 24 de novembro de 1989, contou com apresentação de Luiz Carlos, produção do Setor de Radialismo Informativo e operação de áudio de Paulo Frazão e José Raimundo. Ouça na íntegra:

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985

Deixe uma resposta

*