19/04/17

Direitos das mulheres no Opinião

O Memória desta semana, da Rádio Universitária FM, disponibiliza a edição do Opinião que foi ao ar no dia 12 de março de 1983. O programa contou com apresentação de Ricardo Guilherme e teve Rosa da Fonseca como convidada. Com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil”, a conversa entre os dois tocou em importantes pontos sobre política e conquistas sociais no estado do Ceará e no país.

À época, a ex-vereadora Rosa da Fonseca organizava o II Congresso da Mulher Cearense na Universidade Federal do Ceará (UFC), evento que se propôs a discutir pautas sobre a condição das mulheres em diversos espaços. Reunir mulheres, sensibilizá-las e coloca-las em contato com diferentes experiências foram alguns dos objetivos do congresso. Segundo Rosa, um dos principais intuitos era avançar na luta.

Na entrevista, a militante também discorre sobre outras problemáticas relacionadas às mulheres e cita diversos exemplos, como a objetificação do corpo feminino, as diferenças salariais entre homens e mulheres, a submissão feminina dentro do casamento e a violência sexual. Anos depois, estes temas continuam sendo amplamente debatidos e problematizados por grupos feministas.

O programa Opinião com o tema “A mulher e sua condição na sociedade contemporânea do Brasil” foi ao ar no dia 12 de março de 1983, contou com a apresentação de Ricardo Guilherme, produção do Maria Tereza Garcia e operação de áudio de Paulo Frazão. Ouça na íntegra:

Últimas postagens

A ciranda de Lia de Itamaracá é um dos destaques na nova programação de fim de semana - Foto: José de Holanda/Divulgação
Novas atrações estreiam no fim de semana
Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985

Deixe uma resposta

*