21/03/17

Música Erudita apresenta Bohuslav Martinu

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (21), de 22h à meia-noite, apresenta o repertório do compositor checo Bohuslav Martinu (1890-1959). Bohuslav Martinu nasceu em 8 de dezembro de 1890, na pequena cidade de Polička, na República Checa. Em 1906, começou a estudar violino no Conservatório de Praga. Teve baixo rendimento acadêmico e foi expulso da instituição, antes de tocar por três anos como violinista na Orquestra Filarmônica Checa, regida pelo maestro Václav Talich.  Entre os anos 1923 e 1940, viveu em Paris, e fugiu da capital francesa durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial.

Nova fase de exílio do compositor ocorreu entre as décadas de 1940 e 1950 nos Estados Unidos. Ao retornar para a Europa em 1956, foi acusado pelos socialistas soviéticos que ocupavam o seu país como um músico formalista e inimigo do povo, em um processo semelhante ao sofrido pelo russo Dmitri Shostakovich. A obra de Martinu contém uma série de sinfonias, óperas, balés, cantatas, além de peças orquestrais e camerísticas. Martinu foi fortemente influenciada pelas vanguardas europeias desse período, na tensão entre os resquícios do Romantismo do século XIX e o Modernismo do século XX. Faleceu em 8 de agosto de 1959, em Basileia (Suíça), devido a um câncer no estômago.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*