Registro da parceria de Zé Dantas e do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
(Reprodução/Internet)
O programa Memória 107 do próximo domingo (12) homenageia, a partir de 14 horas, os 55 anos de saudades do compositor Zé Dantas (1921-1962). José de Souza Dantas Filho nasceu no dia 27 de fevereiro de 1921 na cidade de Carnaíba de Flores (PE). Também conhecido como Zé Dantas, foi compositor, médico, poeta e folclorista fundamental para a fixação do baião como gênero de sucesso da música brasileira. Isso se deu graças às suas parcerias com Luiz Gonzaga a partir de 1950, quando Gonzagão se separou do parceiro inicial, o cearense Humberto Teixeira.
Em 1938, Zé Dantas já compunha suas primeiras músicas e escrevia crônicas sobre folclore para uma revista pernambucana. Conheceu Luiz Gonzaga no início dos anos 1950, época em que iniciaram uma série de sucessos imortais assinados a quatro mãos, como Vem Morena, Riacho do Navio, Vozes da Seca, A Volta da Asa Branca, ABC do Sertão, Algodão, Sabiá e O Xote das Meninas. As músicas dele em parceria com Luiz Gonzaga continuaram a ser regravadas pelos maiores nomes da MPB, como Jackson do Pandeiro, Quatro Ases e um Coringa, Ivon Cury, além de Gal Costa, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Alceu Valença, Fagner e Marisa Monte, entre outros. Faleceu prematuramente aos 41 anos de idade, no dia 11 de março de 1962, no Rio de Janeiro (RJ).
O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima, e traz seleções relacionadas a dados, fatos e efemérides da música popular brasileira.