20/02/17

Encontro com Jazz apresenta Moacir Santos

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (20), às 21h, apresenta um repertório em homenagem ao maestro e saxofonista brasileiro Moacir Santos (1926-2006). O programa desta noite exibirá trechos do CD duplo Ouro Negro (2001), com registros da obra de Moacir Santos, álbum produzido pelos músicos Zé Nogueira e Mario Adnet. O disco inclui a participação especial de Milton Nascimento, João Bosco, Joyce e Gilberto Gil, acompanhados por músicos como Nailor Proveta (saxofone), Cristóvão Bastos (piano), Jessé Sadoc (trompete), entre outros.

Moacir Santos nasceu em 26 de julho de 1926 na cidade de Flores do Pajeú (PE), Estudou com Hans-Joachim Koellreutter, Guerra Peixe e Radamés Gnatalli, e posteriormente foi professor de músicos como Paulo Moura, João Donato, Baden Powell e Sérgio Mendes.  Na década de 1940 tocou na Orquestra da Rádio Clube de Pernambuco, e, na sequência, integrou a Orquestra do Maestro Chiquinho da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e a Orquestra Tabajara, conduzida pelo Maestro Severino Araújo.

Multi-instrumentista virtuoso, sabia tocar saxofone, clarineta, trompete, banjo, violão e bateria, e é reconhecido por sua contribuição nas áreas de composição e arranjo. Em 1967, foi morar nos Estados Unidos, e trabalhou na criação de trilhas sonoras para cinema com o compositor Henri Mancini. O disco de estreia, Coisas (1965), é considerado uma obra-prima e marca um dos momentos de renovação harmônica da música nacional. Moacir Santos é avaliado pela crítica especializada como um dos principais divulgadores da bossa nova e da música popular brasileira no exterior. Faleceu em Los Angeles (EUA) aos 80 anos, em 6 de agosto de 2006, por causa de um derrame cerebral.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*