Reprodução/Internet
O programa Música Erudita desta segunda-feira (7), de 22h à meia-noite, apresenta a obra do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809). Entre as peças selecionadas para audição do programa desta noite, estão o Concerto em Dó Maior para violino e orquestra de cordas; o Concerto em Mi bemol maior para trompete e orquestra; o Concerto nº 6 em Fá Maior para piano e orquestra, com a Orquestra Barroca de Friburgo (Freiburg Baroque Orchestra), com regência de Gottfried von der Goltz; e Concerto em Ré Maior para violoncelo e orquestra opus 101, com a Orquestra de Câmara da Inglaterra (English Chamber Orchestra), dirigida por José Luiz García, e com a participação do violoncelista Yo Yo Ma.
Franz Joseph Haydn nasceu em 31 de março de 1732, em Rohrau, no interior da Áustria. Pertencia a uma família humilde e com forte vivência artística, e dois de seus irmãos também enveredaram pelo caminho da música, Michael Haydn se tornou compositor e Johann Evangelist Haydn, cantor. Dos seis aos dezoito anos de idade, Joseph Haydn cantou no coro infantil da Catedral de São Estevão, em Viena. Após ser expulso do coral, por conta da mudança de voz, tentou sobreviver nas ruas como músico ambulante, até trabalhar como secretário do compositor italiano Nicola Porpora (1686-1768), mestre de capela do conde Karl von Morzin, e posteriormente por 30 anos, servir como mestre de capela dos Esterházy, uma das famílias mais ricas e influentes do Império Austríaco.
Joseph Haydn é considerado um dos principais nomes da música erudita de matriz europeia, por ter sido a ponte entre o Barroco e o Classicismo, e ter dado forma às sinfonias e aos quartetos de cordas. Ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), integra a Trindade Vienense, pelo fato de todos os três compositores se radicaram em Viena e terem desenvolvido suas carreiras na capital austríaca. Haydn compôs 100 sinfonias, 83 quartetos de cordas, bem como diversos gêneros de música instrumental e vocal, óperas, música sacra e profana. O segundo movimento do Quarteto de Cordas Imperador (1797) foi posteriormente adotado como o Hino Nacional da Alemanha. Aos 77 anos, Joseph Haydn faleceu em 31 de maio de 1809, durante a tomada de Viena empreendida pelas tropas francesas de Napoleão Bonaparte.
O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.