04/10/16

Música Erudita apresenta Antonio Vivaldi

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (4), de 22h à meia-noite, apresenta a obra do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). O repertório do criador d'As Quatro Estações será executado pela Orquestra Barroca de Veneza (Venice Baroque Orchestra), com regência do maestro Andrea Marcon, tendo como solistas os violinistas Viktoria Mullova e Giuliano Carmignola. Entre as peças selecionadas para audição do programa desta noite, estão uma série de seis concertos duplos para violinos, e os Concertos em Fá Maior e Mi Menor para Violino e Orquestra.

Antonio Lucio Vivaldi nasceu em Veneza (Itália), em 4 de março de 1678, destacou-se como um dos grandes compositores do Período Barroco, e é considerado como um dos responsáveis por contribuir para o formato de concertos e sinfonias. Giovanni Battista Vivaldi, pai do compositor, era barbeiro e violinista. Após ensinar os primeiros fundamentos musicais a Antonio, o mais velho de sete irmãos, matriculou o filho primogênito no curso de música da Capela Ducal de São Marcos. Posteriormente, o jovem Vivaldi também seria reconhecido como um dos principais violinistas da Orquestra da Basílica de São Marcos, em Veneza.

Vivaldi foi ordenado padre em 1703, e por motivos de frágil saúde em decorrência de asma, foi dispensado de celebrar missas no ano seguinte. Tornou-se professor de violino no Conservatório da Ospedalle della Pietà, orfanato para moças em Veneza, e para suas alunas dedicou a maioria de sua vasta produção de concertos, cantatas e música sacra. Ao todo, Vivaldi compôs cerca de 770 obras, entre 477 concertos, 73 sonatas, 46 óperas, 30 cantatas, e outros gêneros de música de câmara, serenatas, sinfonias e oratórios. Faleceu em 28 de julho de 1741, em Viena (Áustria), por causa da bronquite asmática que o acompanhou durante toda a vida. É notório que o trabalho de Vivaldi influenciou outros compositores, como Johann Sebastian Bach, contudo, a obra do italiano só foi levada a público na primeira metade do século XX, com a realização da Semana Vivaldi em 1939, e a fundação do Istituto Italiano Antonio Vivaldi em 1947.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.

Deixe uma resposta

*