O Rádio Debate , desta sexta-feira (12), às 11h30, traz como tema a importância dos documentos que são armazéns da memória e asseguram a reconstrução do passado ao fortalecer a cultura e a história dos grupos sociais.
Na última terça-feira, 9, foi realizada a assembleia de fundação da Associação dos Arquivistas do Ceará, a ARQUIVE-CE. Esta é a primeira entidade do Estado que vai reunir profissionais da área para garantir o acesso à informação e ainda impulsionar a preservação histórica.
A partir das informações dos acervos documentais, a compreensão dos registros pode exercer o controle cidadão diante das ações de poder público e auxiliar a sociedade a estruturar o futuro ao articular novas formas de pensar o presente.
O programa é ao vivo e conta com a apresentação e produção da jornalista Raquel Chaves.
Nesta edição os convidados são:
- Marcela Teixeira, presidente da Associação dos Arquivistas do Estado do Ceará (ARQUIVE-CE) e coordenadora do Memorial da UFC. Arquivista, bibliotecária, mestre em políticas públicas em Educação;
- Ana Luiza Chaves, responsável técnica da MRH Gestão de Arquivos e Informações, bibliotecária, especialista em gestão de arquivos empresariais;
- Alailton Andrade, assessor da “ASPCON: Assessoria, Contabilidade e Processamento”;
bacharel em Direito, especialista em perícia criminal e segurança pública. ;