Reprodução/Internet
O programa Escutar e Pensar desta sexta-feira (18) discute, às 14 horas, sobre o preconceito racial. Com apresentação de Maria Livia Marchon, o programa terá como convidadas a pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC), Sandra Petit, e a psicóloga e psicoterapeuta Beatriz Jucá.
A Lei Federal nº 7.716/1989 regulamenta o racismo e tipifica a discriminação por raça, cor de pele e etnia como crime. Essa lei representa um avanço, por não aceitar no ordenamento jurídico brasileiro que as pessoas sofram preconceito de qualquer natureza, e define que tenham oportunidades iguais de acesso ao mercado de trabalho, de livremente utilizar os meios de transporte, e frequentar espaços públicos e ambientes privados. O marco legal também possibilitou o serviço de encaminhamento de denúncias de racismo para as autoridades competentes, por meio de órgãos como o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a entidade SaferNet Brasil.
O programa Escutar e Pensar vai ao ar todas as sextas-feiras, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Maria Livia Marchon, e apoio do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza (GEPFOR).